Prototipagem da aplicação

Neste post, irei aplicar o protótipo da aplicação que estou preparando para este semestre.
Para esta aplicação funcionar, preciso que pelo menos o mostrador LED esteja pronto e funcionando e o detector de presença esteja detectando algum objeto a sua frente, de preferência indicando a que distância o objeto se encontra dele.

Para este protótipo, utilizei um Display de 7 segmentos para funcionar como meu indicador de pontos feitos pelo usuário.

Utilizando como modelo a configuração mostrada neste link, montei o display do meu Arduino para me mostrar números e letras do alfabeto até a letra "F", afim de testar sua aplicabilidade no projeto.
Seguindo as orientações do site, fiz a ligação com o seguinte modelo:
O resultado pode ser visto no vídeo a seguir:


Dando continuidade à prototipagem, eu precisava também de uma forma de detectar a passagem de algum objeto na frente de um sensor. Anteriormente, pensei em utilizar um PIR, entretanto a aplicabilidade dele se mostrou prática devido ao fato do PIR detectar emissão de infravermelho, algo que em objetos é emitido em baixa intensidade.
Seguindo sugestões dos professores, resolvi utilizar um sensor ultrassônico, no caso o modelo que utilizei foi um HC-SR04. A ligação do sensor ultrassônico foi extremamente simples, seguindo este modelo:

Abaixo, uma foto do sensor ultrassônico ligado ao Arduino Uno que utilizo.

Abaixo, um vídeo demonstrando ele funcionando:

Com estas peças fundamentais da minha aplicação, posso caminhar para o próximo passo, que é fazer elas funcionarem em conjunto.

Comentários