Análise de Instalação Multimídia: Playstation 4

Neste post, farei a análise de uma instalação multimídia, neste caso, o videogame Playstation 4, lançado pela Sony em 15 de Novembro de 2013 na América do Norte. A análise será feita tendo como base o texto "Instalações Interativas mediadas pela tecnologia digital: análise e produção", por Milton Sogabe.

Neste texto, Milton analisa uma instalação multimídia levando em consideração as seguintes características: Espaço, Evento, Público, Interatividade, Interfaces, Gerenciamento Digital e Dispositivos.

Espaço

O espaço físico ocupado pelo Playstation 4 é consideravelmente pequeno, precisando apenas que cabos o conectem diretamente a uma TV ou monitor e uma fonte de energia para exercer sua função, que é de ser uma central de entretenimento. O local considerado adequado para ele ocupar pode ser tanto um espaço de congregação de pessoas, como a sala, ou de descanso, como o quarto.

Evento

O evento inicial do Playstation 4 é feito quando apertamos o botão de ligar e ele apresenta para o espectador através do monitor que está conectado diferentes opções de entretenimento e de interação do usuário.

Público

O público tem uma postura ativa, especialmente quando interage com diferentes jogos seja através do controle ou através do headset de realidade virtual.

Interatividade

A interatividade pode ser considerada de terceiro grau, em que o público precisa interagir com a instalação. O apertar dos botões do controle ou a utilização do headset de realidade virtual determinam as ações do público com o software que estão utilizando.

Interfaces


A principal interface de interação do sistema é o controle Dualshock 4, utilizado desde a navegação de menus até o controle de personagens durante um jogo. O headset PSVR é usado para aplicações que usam de realidade virtual, normalmente em combinação com o Playstation Move, que é um controle que detecta os movimentos dos braços e mãos.

Gerenciador digital

 

O gerenciador do Playstation 4 é um sistema operacional que controla não apenas as aplicações abertas, mas também salas de conversa com outros jogadores, captura em vídeo e imagem da tela, compartilhamento em redes sociais enquanto baixa atualizações em segundo plano.

Dispositivos

 

O aparelho em si já é uma instalação multimídia, podendo ser usado como uma central de entretenimento, englobando diferentes tarefas relacionadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arduino: Simon Says

Avanços na aplicação